SPFW – VERÃO 2010 | Lounge – Exposição

O destaque para este ano é a parceria inédita que a Universidade firmou com a estilista francesa Sakina M´Sa para a apresentação da Exposição Brasilópolis Jardim Paris – um diálogo França-Brasil em homenagem às diferenças culturais e sociais – e para a intervenção-desfile da estilista.

A Universidade Anhembi Morumbi marca presença na SPFW – Verão 2010 entre os dias 17 e 22 de junho.

Lounge

O lounge da Anhembi Morumbi traz muita interação para os visitantes da semana de moda. O espaço foi inspirado nos jardins franceses e traz ícones tradicionais daquele ambiente. Em formato de um espelho d’água, uma fonte interativa foi instalada no lounge.

A interatividade com o público se dá pelas cúpulas de som, instaladas no teto do lounge, ao redor da fonte, que permitem que apenas os visitantes conectados à ouçam as diferentes mensagens. Ou seja, se o convidado sair de debaixo da cúpula já será possível ouvir o som ambiente. Nas paredes, os efeitos de luzes, pinturas especiais e materiais que remetem aos conhecidos labirintos dos jardins da França, misturam as cores cobre e verde e dão o tom ao ambiente, extremamente criativo e futurista.

“Trabalhamos para criar um cenário capaz de tornar tangível essa comemoração do ano da França no Brasil. Nosso objetivo era tornar real essa ligação entre os dois países e, com a colaboração dos alunos e professores, identificamos ferramentas capazes de proporcionar essa experiência aos visitantes”, explica Paula Maeda, diretora-adjunta de marketing da Universidade Anhembi Morumbi.

Uma série de palestras, com os mais variados temas, leva aos visitantes do Pavilhão da Bienal a paixão pelo conhecimento, inserida no DNA da universidade.

Cada assunto será tratado de uma forma diferenciada por meio de performances teatrais, diálogos criativos, conversas, workshops gastronômicos e apresentação de poesias. Entre uma atividade e outra, será possível sentir no lounge aromas selecionados pelos professores do curso de Naturologia.

O Laboratório de Jovens Talentos SPFW, em parceria com a Anhembi Morumbi, permitiu que os alunos com melhores desempenhos participassem de um programa de estágio com o staff do evento. Alunos de diversos cursos atuam nessa edição, dando continuidade ao projeto que, iniciado na edição de janeiro, possibilita ao aluno um contato direto com sua profissão, no maior evento de moda da América Latina.

Em parceria com o estilista e coordenador do curso de Design de Moda da Anhembi Morumbi, Mario Queiroz, a universidade realiza o projeto “Backstage Escola”, que iniciou bem antes da abertura da semana de moda, quando os estudantes começaram a atuar junto ao estilista na formatação do seu desfile. O projeto conta com a participação de alunos de mais de 10 cursos da universidade

A universidade também firmou parceria com a organização do São Paulo Fashion Week para um projeto especial que envolve a participação dos alunos e possibilita o contato com o trabalho de uma profissional francesa. A instituição será parceira da estilista francesa Sakina M’Sa para dois grandes projetos durante o evento: a exposição Brasilópolis Jardim Paris e um desfile performance, ambos considerados criações coletivas e que serão realizados no pavilhão da Bienal.

Criação

Para esta edição, mais de 1.000 alunos estão participando das diversas ações que a Anhembi Morumbi realiza no SPFW. A contribuição dos estudantes começou na elaboração de convites. O uniforme do lounge também contou com a criação dos alunos, e o escolhido foi “Universo Iluminista”, tendo como referência os maiores iluministas franceses: Rousseau, Montesquieu e Voltaire. O uniforme também foi baseado no tema do evento, “Paixão do Brasil pela França”. Os alunos ainda prepararam um guia inusitado da capital paulistana com dicas de lugares na cidade de São Paulo que remetam à paixão. O projeto será apresentado durante os Diálogos Criativos, uma das ações que acontecem no lounge e que são abertas ao público do evento.

Backstage

Os alunos também vão participar de todo o processo do backstage do desfile do estilista e coordenador do curso de Design de Moda da Anhembi Morumbi, Mario Queiroz, e da estilista francesa Sakina M´Sa. São mais de dez cursos envolvidos, como Design e Negócios de Moda, Produção Musical, Arquitetura, Fotografia, Design Gráfico e Digital, Gastronomia, Comunicação, Visagismo, Maquiagem Profissional e Pós-graduação em Eventos.

O projeto com a estilista francesa Sakina inclui uma série de workshops para os alunos e professores da Anhembi Morumbi, que contou com a participação de mais de 40 alunos, que tiveram contato com a artista e puderam conhecer na prática as técnicas da estilista.

Laboratório de Jovens Talentos SPFW

O sucesso da primeira participação da Anhembi Morumbi na edição de janeiro de 2009 do SPFW foi tamanho, que Paulo Borges, seu organizador, abriu vagas de estágios para os alunos da Anhembi Morumbi das áreas de Design Gráfico e Digital, Marketing, Jornalismo, Produção Editorial, Relações Públicas, e Publicidade e Propaganda. Os estágios terão duração de seis meses, com possibilidade de efetivação.

Exposição Brasilópolis Jardim Paris

Durante o São Paulo Fashion Week, os visitantes poderão conferir a exposição Brasilópolis Jardim Paris, projeto que questiona o que a nossa sociedade oferece para consumo supérfluo. A exposição, localizada no segundo andar do pavilhão da Bienal, é um diálogo França-Brasil resultado do trabalho de uma comunidade de costureiras de São Paulo, de mulheres do bairro cosmopolita Goutte d’Or em Paris e de alunos da Universidade Anhembi Morumbi. Em comum, têm como matéria-prima para suas criações o tecido de algodão branco, material que representa os moldes de uma casa de costura.

É com esse tecido que se dá o encontro dessas três comunidades que realizam uma criação coletiva com o objetivo de questionar, por meio de suas obras, o próprio cotidiano. Cinco bases de modelos dão início à execução de cem peças de roupas que serão expostas no SPFW; inspiradas no estilo dos surrealistas franceses. “Elas são cortadas e montadas para provocar o imaginário dessas comunidades, estimulando o diálogo franco-brasileiro e criando uma coleção que homenageia as próprias diferenças sócioculturais dos participantes”, afirma Sakina.

O trabalho brasileiro será somado às criações da estilista, que chegam diretamente de Paris para o pavilhão da Bienal. A própria Sakina, que destaca nas suas peças a desconstrução, apresentará suas coleções de forma inusitada. Ela está no Brasil desde 28 de maio para acompanhar todos os detalhes dos projetos, que farão referência ao ano da França no Brasil. A produção do Brasilópolis Jardim Paris é de autoria da organização do São Paulo Fashion Week e contará com a concepção cenográfica de Daniela Thomas.

Inspiração

Relatório SPFW

Projeto

SPFW – INVERNO 2009

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *