Características
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, foi construído e inaugurado em 1993, durante a gestão municipal de Luiza Erundina. Possui 530 metros de comprimento e catorze metros de largura. Conta com um piso de concreto estrutural antialagamento, além de ter capacidade para cerca de 30 000 pessoas.
Quando foi inaugurado em 1993, pela então prefeita Luiza Erundina, a passarela do samba tinha capacidade para apenas 10 000 pessoas. Em 1995, com a conclusão de alguns módulos de arquibancada, sua capacidade passou dos então 10 000 para 20 000. Mas foi somente em 12 de fevereiro de 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf, com todos os setores concluídos, que foi entregue o Sambódromo com sua capacidade ampliada para 30 000 pessoas.
Eventos
Além de abrigar o desfile das escolas de samba paulistanas, o sambódromo já foi palco de outros acontecimentos, como: programas televisivos (Pop stars e Ídolos); São Paulo Indy 300 (uma etapa da Fórmula Indy) e a Oi Megarrampa (competição de skate).
É, ainda, o local onde ocorrem, anualmente, os desfiles oficiais de 7 de Setembro na cidade.8
No dia 21 de fevereiro de 2012 na apuração de votos para a escola campeã do Carnaval 2012 no último quesito Comissão de Frente, faltando apenas dois votos para a escola campeã ser anunciada. A Mocidade Alegre estava na frente e precisa apenas de mais um 10 para ser campeã, quando um homem com a camisa da Império de Casa Verde Thiago Faria invadiu a área reservada dos votos e roubou ,das mãos do locutor Zulu, as notas das escolas de samba e as rasgou . Apenas depois do clima diminuir às 23:00 do mesmo dia foi anunciada a Mocidade Alegre campeã do Carnaval 2012 seguida de Rosas de Ouro, Vai-Vai e Mancha Verde. Caíram as escolas Pérola Negra e a Camisa Verde e Branco. Depois de alguns dias foi provado que Thiago Faria não era integrante da Império de Casa Verde e que ele havia comprado uma pulseira para sentar na área restrita. Tanto ele como o integrante da Gaviões estão livres.
Como Funciona o Sambódromo do Anhembi
O acesso ao Sambódromo é feito pelos portões que ficam ao longo da Marginal Tietê (setores A a E) e da Avenida Olavo Fontoura (setores F a J). As bilheterias do Portão 1 funcionarão até às 22h, em todos os dias de desfile, enquanto houver ingressos. O acesso a ela ocorre pela Av. Olavo Fontoura (de carro, até as 18h).
Clique no mapa para ampliar
PORTÃO – ACESSO
12 – Setor A – entrada de público
13 – CCOI (Centro de Coordenação Integrada)
14 – Setor B – entrada de público
15 – Setor C – entrada de público
16 – Setor D – entrada de público
17 – Setor E – entrada de público
18 – Dispersão – Marginal Tietê (saída componentes)
19 – Dispersão – Av. Olavo Fontoura (saída alegorias)
20 – Setor F – entrada de público
21 – Setor G – entrada de público
23 – Setor H – entrada de público e imprensa
24 – Acesso restrito – Base Rede Globo
25 – Saída de Emergência
26 – Setor I
27 – Camarote Bar Brahma
28 – Setor J – entrada de público
29 -Serviço de Barracão
30 – Acesso de componentes
31 – Entrada serviço
Obs.: Todos os portões funcionam como saída de emergência. Os pontos de decisão para acessos aos setores do Sambódromo são na Ponte da Casa Verde ou Portão 1 do Anhembi.