UEFA EURO 2016 | Euro 2016

Na altura do nascimento da UEFA, em 1954, o principal impulso do Campeonato da Europa vinha do prestigiado jornal desportivo francês L’Equipe, que propunha uma competição com eliminatórias a duas mãos disputadas a meio da semana, à noite. O principal apoio do desejo francês por um torneio dessa natureza veio de Henri Delaunay, primeiro Secretário-Geral da UEFA e antigo secretário-geral da Federação Francesa de Futebol. Em 1927, Delaunay propôs à FIFA, em conjunto com o austríaco Hugo Meisl, a criação de uma Taça da Europa, a ser disputada em paralelo ao Campeonato do Mundo, que envolveria uma competição de apuramento de dois em dois anos.

Delaunay escreveu, após a assembleia inaugural da UEFA em Basileia, em 1954, que a ideia era promover uma competição aberta a todas as federações europeias. Afirmou que um comité composto por três membros teria a responsabilidade de analisar este difícil problema. Delaunay insistiu ainda que a competição não deveria levar a um número infinito de jogos, nem deveria interferir com o Campeonato do Mundo e que os participantes não deveriam ser obrigados a encontrar sempre os mesmos adversários no mesmo grupo.

Após a morte de Henri Delaunay, em 1955, o seu filho Pierre juntou-se aos jornalistas franceses na luta pelo início da Taça das Nações Europeias. Pierre Delaunay foi subsequentemente nomeado secretário do Comité de Organização da Taça das Nações Europeias e pôde, portanto, observar de perto o nascimento da competição que o seu pai tanto desejara. Depois do acordo para levarem avante o torneio, a nova competição recebeu o nome de Taça Henri Delaunay, em reconhecimento dos seus extraordinários serviços à causa do futebol europeu.

O torneio inaugural teve a participação de cerca de metade das federações filiadas na UEFA – 17 no total, mais uma do que o mínimo exigido. A República da Irlanda seria eliminada pela Checoslováquia num “play-off” de qualificação (as duas equipas encontraram-se por sorteio). O primeiro jogo propriamente dito foi disputado no dia 28 de Setembro de 1958 no Estádio Central de Moscovo – a URSS derrotou a Hungria por 3-1, tendo Anatoli Ilyin marcado o primeiro golo da equipa da casa aos quatro minutos – e a competição inaugural decorreu ao longo de 22 meses, entre 1958 e 1960. De pequenas bolotas nascem grandes carvalhos…

2016 Campeonato da Europa, comumente referido como do UEFA EURO 2016 ou simplesmente Euro 2016, é a 15ª edição do Campeonato da Europa , dos homens internacionais quadrienais futebol campeonato da Europa, organizadas pela UEFA . Atualmente está sendo realizada na França a partir de 10 junho – 10 julho de 2016. Espanha são os campeões duas vezes, tendo ganho os 2008 e 2012.

Pela primeira vez, o torneio final do Europeu está a ser contestada por 24 equipas, tendo sido expandido a partir do formato de 16 equipes utilizado desde 1996. De acordo com este novo formato, os finalistas vão disputar a fase de grupos, composto por seis grupos de quatro equipes, seguido de uma fase eliminatória incluindo três rodadas final. Dezenove equipes – Os dois primeiros de cada um dos nove grupos de qualificação e o melhor terceiro colocado da equipe – se juntou a França , que se classificou automaticamente como anfitriões; uma série de duas pernas laços play-off entre os restantes terceiros classificados em novembro 2015 decidiu os últimos quatro pontos no torneio final.

França foi escolhida como o país anfitrião em 28 de Maio de 2010, após um processo de licitação em que bateu a Itália e a Turquia para o direito de sediar UEFA EURO 2016. Os jogos serão disputados em dez estádios em dez cidades: Bordeaux, Lens, Lille Métropole, Lyon, Marselha, Nice, Paris, Saint-Denis, Saint-Étienne e Toulouse. Será a terceira vez que a França hospeda o torneio, após o torneio inaugural em 1960 e os 1984. A equipe francesa venceu o Campeonato da Europa duas vezes: em 1984 e 2000.

A equipe vencedora ganha o direito de competir na Copa das Confederações da FIFA 2017 na Rússia.

UEFA EURO 2016.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *