A Assessoria de Imprensa para Eventos assume papel importante porque é uma forma de deixar em evidência a sua empresa, projeto ou ocasião. Ainda mais em tempos de amplo uso da internet, quando é preciso criar um diferencial em meio a todas as notícias estampadas em sites, blogs e mídias sociais.
Assessor de Imprensa tem que conhecer profundamente toda a informação que vem sendo veiculada. Com isso, será possível verificar em que tipo de mídia o seu evento melhor se encaixa.
O papel do assessor de imprensa é primordial para conseguir mapear o que está em destaque, a fim de inserir o seu evento no lugar certo. Dessa forma, você não terá apenas a maior amplitude de divulgação possível, mas chegará ao público certo, promovendo resultados efetivos.
Entre as ações do assessor, por exemplo, pode ser feito um clipping digital em um período anterior ao acontecimento para, depois, planejar os próximos passos de maneira bem mais eficiente.
A assessoria de imprensa será responsável por buscar interessados na ocasião para sua cobertura. Nesse ponto, é preciso já existir um relacionamento contínuo com a mídia para convidar jornalistas, blogueiros e influenciadores.
Com o mapeamento prévio, o assessor de imprensa poderá fazer convites personalizados, uma vez que ele entenderá a proposta editorial mais adequada a cada segmento. Com isso, haverá uma maior adesão das pessoas certas aos seus eventos.
Produzir notas e releases nesta fase importante para a divulgação do seu evento, produzir notas e releases poderá dar o destaque esperado para sua empresa, marca, acontecimento ou projeto. A sua assessoria de imprensa entrará em contato com os jornalistas (também convidados para a ocasião) e enviará sugestões de pautas, que vão figurar nos principais meios de comunicação.
A assessoria também atuará em caso de problemas (Gerenciar Crises), desde possíveis desentendimentos durante o evento até processos judiciais. Nesse sentido, no caso de um evento corporativo, por exemplo, os membros dessa equipe atuarão em conjunto com outros setores, como marketing, relações públicas ou área jurídica.
O importante é manter a boa imagem do evento, de seus responsáveis e patrocinadores, alinhando os interesses de todos os envolvidos, de forma ética, para que se chegue a um acordo apropriado para todos.
Aqui na TP Eventos temos toda a estrutura para sua Assessoria de Imprensa para seus Eventos.