Um projeto de MARKETING DE RELACIONAMENTO – Espaço Gastronômico
“Em meados do Século XX, a Associação Americana de Marketing definiu que a função do marketing na organização era apenas distribuir os produtos que eram produzidos. Após isso, o aumento da competitividade o marketing passou a agregar alguns aspectos gerenciais na organização que abrange desde tomada de decisões e funções gerenciais. Entretanto, com a globalização, surgiram novos consumidores, que ficaram cada vez mais exigentes em termos de qualidade e cientes de seus direitos. Assim, a competitividade entre as organizações ficou cada vez mais voraz, obrigando as organizações abandonarem às tradicionais organizações hierárquicas e burocráticas, buscando inovações e a criação de novas formas organizacionais, incluindo alianças estratégicas e redes, baseando-se em relacionamentos de longo prazo e cooperação. (DRUCKER, 2000).”
No que diz respeito à gestão do relacionamento com clientes, Kotler (1992) cita algumas das características que o marketing de relacionamento deve possuir, como por exemplo:
a) Concentrar-se nos parceiros e clientes, em vez de nos produtos da Empresa, transferindo o foco interno para o externo;
b) Atribuir mais ênfase à retenção e satisfação dos clientes existentes do que à conquista de novos clientes;
c) Confiar mais no trabalho de equipes, fomentando o marketing coordenado, do que nas atividades de departamentos isolados.
Com isso idealizamos um projeto de Colaboração Interativa para as empresas oferecem oportunidades aos clientes desenvolverem relacionamentos entre si.
E um projeto que contém gastronomia, coletividade, conteúdo e canal de venda dos produtos.
Com nomes fortes da Gastronomia.
- Eduardo Guedes (Rede Record);
- Dalton Rangel (Homens Gourmet).
Desta forma, a empresa que investe nos laços com clientes, fornecedores e parceiros visando a melhor divulgação dos produtos, terá vantagem competitiva em relação aos concorrentes e não terá grandes custos na aquisição de novos clientes.
Clique aqui e baixe um pdf com a apresentação completa do Projeto Espaço Gastronômico.